Regulamento Interno  /

regulamento interno

O Regulamento Interno

Construir um estabelecimento de ensino de qualidade, capaz de criar e garantir as condições necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, implica seriamente a assunção de direitos de cidadania e de um conjunto de deveres específicos inerentes à vida da comunidade educativa.

Assim, a coesão do Colégio Liverpool pressupõe o respeito e o acentuar da responsabilidade individual e coletiva num quadro de intervenção concertada, tendente a fazer da nossa instituição um meio propício ao desenvolvimento das competências sociais dos diversos intervenientes no processo educativo.

A já longa história deste estabelecimento de ensino reflete as preocupações educacionais de vários regimes e dos P.A.L.O.P.

O Colégio pretende ser um espaço educativo e cultural onde se privilegie a formação integral do aluno, a par de um local de trabalho e de valorização de todos os seus elementos, veículos de progresso humano e social de toda a comunidade em que se insere. É, por conseguinte, um espaço de formação de sociabilidade de Seres Humanos livres e conscientes.

Nesta medida, urge criar mecanismos capazes de gerarem o empenhamento de quantos nele participam (alunos, professores, encarregados de educação, pessoal auxiliar e religiosas), e que terá necessariamente de decorrer de uma consciência, tão lúcida quanto possível, dos direitos e deveres orientadores das ações de todos os intervenientes no processo educativo.

Entre as atividades que o Colégio desenvolve na prossecução dos seus objetivos, como instituição da igreja Católica, tem em muito apreço a formação cristã de todos os seus educandos, dando prioridade às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, extensivas a todos os alunos, assim como outras práticas de carácter moral e religioso (celebrações litúrgicas, reflexões, tempos de oração, paraliturgias Marianas, etc.), fomentando o interesse dos alunos pela sua participação vivencial e dinâmica, procurando criar neles o espírito de responsabilidade na sã utilização da sua liberdade.

Nesta perspetiva, compete a todos os membros do Colégio respeitar as normas que serão do seu conhecimento através do presente Regulamento Interno.

Regulamento Interno (Extracto)

(Nota: A versão integral do regulamento interno está disponivel para consulta na secretaria do Colégio)

OBJETIVOS DO COLÉGIO LIVERPOOL

• Objetivos gerais