Projeto Educativo  /

Projeto Educativo

O Projeto Educativo

(...) não é fácil ser-se escola, mas muito mais difícil é ser-se educador. Nós somos educadores concretos e lidamos com crianças concretas, é a partir desta realidade que podemos começar a falar do projeto educativo duma escola.
— Rúben de Freitas Cabral

O Projeto Educativo depende e fundamenta-se nas opções pedagógicas a implementar no Colégio e na capacidade de interação das restantes vertentes, pelo que o domínio da qualidade tem de ser global, e, nunca, parcelar ou pontual.

O nosso Projeto Educativo pretende ser flexível, a fim de que dele dependam todos os outros projetos pedagógicos, maximizando a funcionalidade.

A flexibilidade, enquanto caraterística principal do Projeto, é fundamental para que a comunidade escolar possa vivenciar situações de autonomia e cooperação, tanto na consecução dos objetivos como na escolha de estratégias de aprendizagem e de avaliação.

O nosso Projeto Educativo deve ser encarado na ação também como um Projeto de formação contínua nas suas várias vertentes, uma vez que a prossecução das relações de equilíbrio se consegue unicamente pelo ajustamento constante do plano e da sua adaptação às reais necessidades da comunidade escolar.

Por inerência, estará sempre implícita a necessidade da avaliação da consecução dos princípios consignados no projeto, a sua regulação e revisão.

O Projeto Educativo

ENQUADRAMENTO LEGAL DO COLÉGIO LIVERPOOL