História  /

Quem Somos

A Nossa História

A nossa Origem

Em julho de 1936, a Congregação, residente em Madrid e tipicamente missionária, pressentindo a perseguição religiosa que se avizinhava com a Guerra Civil Espanhola, decidiu transferir-se com o seu noviciado para Portugal, instalando-se no Porto, na Rua de Entre Quintas, numa quinta cedida pela Diocese, onde existia uma vivenda que hoje faz parte do património cultural da cidade.

 

Perspetiva Histórica

Em 1937, o Colégio Liverpool, sedeado na Rua dos Bragas, n.º 270, era dirigido por uma família numerosa, cujas filhas se educaram na Inglaterra, dando origem ao nome do Colégio. Nesse ano, esta nobre família decidiu entregar o futuro do Colégio às religiosas de S. Domingos, com a anuência do Bispo de então, D. António Meireles.

O noviciado da comunidade Dominicana dedicou-se, de alma e coração, a esta missão de elevado valor social, dando-lhe impulso e mantendo o seu prestígio, sempre com o ideal de formar cristãos conscientes para bem desempenhar o seu papel na família, na sociedade e na Igreja.

No ano letivo de 1946-1947, o Colégio Liverpool mudou para as atuais instalações, na Rua da Torrinha, n.º 37onde, à época, funcionava a Sociedade de Educação Lusitana.

Neste mesmo edifício funcionara, em tempos, a Câmara Municipal do Porto.

Em julho de 1979, a Congregação das Religiosas Missionárias de S. Domingos adquiriu o edifício, dando assim continuidade à sua atividade docente. Com o decorrer dos anos, a Congregação sentiu a necessidade de atualizar as suas instalações. Por fases se foi levantando o edifício hoje existente.

Em março de 1983 deu-se início à 1.ª fase das obras de construção, levantando no espaço onde existiam anteriormente a cozinha e o ginásio, um edifício com 5 pisos, de modo a poder oferecer, tanto aos alunos como à comunidade religiosa melhores condições para o exercício das suas funções. Este edifício ficou concluído em setembro de 1984.

Em março de 1990, devido ao número reduzido de salas de aulas, à falta de laboratórios e à necessidade de construir um segundo ginásio, deu-se início à construção dum novo complexo escolar, concluído em Março de 1995. Este novo complexo escolar permitiu o alargamento da lecionação desde o Pré-escolar ao 12.º Ano, orientado para o prosseguimento de estudos nas diversas áreas.

 

O Futuro

O Colégio Liverpool dispõe, atualmente, de ótimas instalações, com espaços adequados ao bom desempenho de todas as tarefas escolares.

Desde a sua fundação, o Colégio Liverpool tem vindo a afirmar-se como estabelecimento de ensino de elevada ação social na formação da pessoa humana em todas as suas vertentes.

A partir de 1 de setembro de 2014, o Colégio Liverpool passou a ser administrado por uma Direção composta por professores designados pela Congregação das Religiosas Missionárias de S. Domingos, à qual continua a pertencer, mantendo o seu carácter de escola católica atenta ao presente e aberta aos desafios do futuro.

1937

1937


1984
1984

1995_actual
1995 até a actualidade